quarta-feira, 1 de agosto de 2012

E se...



Passei um tempo um pouco longe daqui, não que eu tenha parado de escrever, mas eu estava aqui de longe, só observando e refletindo, e vivendo, e observando e refletindo... Então, vamos ao que interessa... Mais um textinho saindo...
De tempos em tempos, eu me pego relembrando o meu passado, e aí vêm pensamentos, muitos pensamentos:
E se eu tivesse escolhido outro curso? E se tivesse feito algum jeito de ficar com ele? E se não tivesse dito tal palavra? E se tivesse me dedicado àquela disciplina? E se eu não tivesse derramado aquelas lágrimas? E se eu tivesse um irmão? E se tivesse nascido em outra família?
Bom, se nada disso tivesse acontecido, eu não seria nada do que eu sou hoje, não teria conhecimento que tenho hoje e meu coração não teria se endurecido um pouco. Então, de tempos em tempos eu me pego pensando no futuro, e penso assim:
E se eu não fizer pós-graduação? E se eu fizer outro curso? E se eu mudar de cidade? E se eu fizer a viagem dos sonhos? E se eu não encontrar a minha metade da laranja? E se eu não casar? E se eu não for mãe? E se eu morar sozinha?  E se eu mudar de cidade? E se eu mudar de país? E se eu encontrar a minha metade da laranja? E se eu casar? E se eu tiver uma família enorme? E se eu dançar minha música favorita?
E se... E se... E aí vem à tona que, são duas palavras muito assustadoras, juntas te assombram pelo resto da vida. E se... E se... Mas sempre temos que lembrar que há um momento na vida em que não importa o que fizemos, ou o que iremos fazer, mas a grande importância é que sempre é tempo de aproveitar o nascer do sol, e seguir novos caminhos e fazer novas travessias, dar um passo à frente sem dar meia volta, é tempo de seguir e seguir pra frente, não dá pra saber o que nos espera perguntando incansavelmente a si mesmo, sem saber as oportunidades que a vida te dará daqui por diante. Siga! A vida é uma estrada sem retorno, há apenas curvas, umas mais sinuosas que as outras, mas elas te levarão àquilo que menos se espera e mais se deseja. 

4 comentários:

  1. Parabéns pelo texto... Gostei muito!
    "A vida é uma estrada sem retorno, à apenas curvas, umas mais sinuosas que as outras, mas elas te levarão àquilo que menos se espera e mais se deseja. "

    ResponderExcluir
  2. E se...? E se...? E se...?

    Nossa... Como paramos para pensar nessas coisas, não é? Eu estive pensando muito sobre essas coisas também.
    Tudo o que vivemos, pensamos e queremos fazem parte de planos ou cogitações que começam com essas duas palavras maldosas.... "E se...?"
    Lindo texto!!

    Filipe Delunardo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, pelo dom para a escrita, pelo estilo, pelas belas palavras! Mais uma vez vc nos presenteia com seu lindo blog. Um grande beijo! Monya

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto Bells!! Às vezes me pego pensando sobre esses " E Se's" da vida e é exatamente como vc diz "se nada disso tivesse acontecido, eu não seria nada do que eu sou hoje". É interessante pensar como uma decisão diferente pode mudar o rumo da nossa vida. De alguma formar esse texto me lembrou o livro/filme "Eat, Pray, Love" e dos questionamentos que estão presentes no nosso dia-a-dia.
    Amei esse pensamento "sempre é tempo de aproveitar o nascer do sol, e seguir novos caminhos e fazer novas travessias". Tem uma palavra em "Eat, Pray, Love" que define muito bem o que vc diz aqui nesse pensamento, a palavra é "Attraversiamo". Se temos realmente que fazer essas travessias então, que atravessemos!!
    Parabéns pelo texto, ele define muito bem como o ser-humano é cheio de cogitações.

    Raquel Santana. =)

    ResponderExcluir