sábado, 3 de setembro de 2011

A Cadeira do Contra


“Quando você não tem motivos para olhar para trás, fica fácil seguir em frente.”




Eu sempre andei de ônibus, desde criança. Fui a todos os lugares, de ônibus. Já conheci João Pessoa inteirinha, de ônibus. E há 20 anos essa prática ainda permanece. O que vem acontecendo há alguns anos é que eu simplesmente não posso sentar nas 3 primeiras cadeiras, nem nas últimas. Eu enjôo. Sinto um rebuliço no estômago, um mal estar na garganta.
Só que um belo dia, eu peguei um ônibus e apenas tinha uma cadeira para que eu me sentasse. Era a primeira cadeira. Mas não é uma cadeira normal. É a cadeira do contra. Ela fica virada de frente para os outros dois passageiros, de costas para frente do veículo, ao lado da janela. Como tinha muita gente para entrar e eu não queria ir em pé, pois já havia feito uma longa caminhada e passaria mais de 30 minutos esperando o meu destino, resolvi sentar nesta cadeira. Segurei o meu estômago. Liguei o MP4. E ao embalo da voz de Lea Michelle, eu esperava o restante dos passageiros entrarem.
O ônibus começou a andar. À medida que passava pela rodovia, eu percebia que era interessante enxergar o mundo daquele ângulo. Eu nunca tinha experimentado isto antes. A rodovia era deixada para trás. Todas as escolhas eram deixadas para trás. A vida era deixada para trás. Os minutos eram deixados para trás.
Esse é verdadeiro “sentido” da vida. Os minutos passam e você não pode agarrá-los de volta. Você não pode resgatá-los. Era tão forte isso quando se senta na cadeira do contra. Eu via todas as lojas, casas, calçadas, pessoas... Queria agarrá-las, mas não podia. Simplesmente não podia.
Não podemos voltar no tempo. Nossas vidas vão acontecendo e você simplesmente senta na cadeira do contra e não pode mudar nada, nem tentar agarrar o que já passou. Escolhas são feitas, e não se pode voltar atrás. Os caminhos são vários e você escolhe aquele que mais te convém. Quando você tenta voltar atrás terá que pedir parada. Descer do ônibus.  Esperar que outro chegue. O que provavelmente demorará séculos e você se arrependerá de ter-se arrependido por querer voltar atrás.

- “Queria voltar atrás para consertar as bobagens que fiz”

Resgatar o momento? Será possível? Na época que você fez elas não eram bobagens. Porque voltar agora?  Simplesmente sente-se na cadeira do contra. Veja tudo o que passa na sua frente e você não pode agarrar. Você se sentirá melhor. Verdade pura.
O passado é relativo. Segundos já são passados. Minutos viram meses, horas viram anos, dias tornam-se décadas e meses tornam-se séculos. Estamos em pleno século XXI, quantos séculos mais você quer resgatar? 

Um comentário:

  1. Esta crônica é embebida de Carpinejar, com seu tempero, claro! Parabéns! =)

    ResponderExcluir